Hotel Rural

Distinção & Qualidade

A Quinta

É em Trás-os-Montes, no belo concelho de Chaves, numa das suas 51 freguesias, a 5 Km do centro, numa das encostas do Brunheiro que se situa Samaiões, rodeada pelas povoações de lzei, Outeiro Jusão e o Lugara do Raio X. É nesta freguesia, junto à estrada municipal em direcção a Paradela de Veiga que se situa a Quinta de Samaiões, com cerca de 100 hectares, onde se edifica a ilustre Casa de Samaiões (um grande solar com capela anexa).
A sua construção teria começado por uma simples casa destinada a caseiros, virada a sul e a poente, pouco depois que a partir de meados do século XVII, pelo Padre João Rodrigues Homem, Abade em Santa Maria de Gouvães, foram arrematadas algumas propriedades.

A Capela

A capela dedicada a “Nossa Senhora da Conceição do Ginso” foi transferida de Curalha para a Casa de Samaiões, depois da respectiva autorização do Bispo da Diocese, por volta de 1848. Sobre a porta de entrada reza a seguinte inscrição:
MANDOU FAZER ESTA CAPELLA O CORONEL FRANCISCO DE BARROS TEIXEIRA HOMEM FIDALGO CAVALLEIRO DA CASA REAL 10º MORGADO DOS ARAUJOS E Hº DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO GINSO NA ERA DE MDCCCXLVIII.
Pouco acima, foi colocado o brasão da familia. A terminar, tem uma elegante cruz a fazer conjunto com os dois pináculos que a ladeiam.

Um verdadeiro paraíso terrestre!

A cumplicidade

Mesmo em frente, fica um soberbo Pinus Silvestris (pinheiro de riga) virado a sul, do velho espigueiro junto da eira lajeada e das fontes de pedra do jardim.
O espigueiro em noites de lua cheia, quando o silêncio facilmente se torna seu cúmplice, dizem que cresce até às estrelas e espalha à sua volta uma sombra misteriosa. Aqui viveram, durante mais de 200 anos, várias gerações da Família Barros.
Esta ilustre casa foi reconstruída pela Família Pereira Machado, num belo e requintado Hotel Rural, onde o moderno e o antigo se harmonizam em tranquilidade e conforto. Podemos apreciar a deslumbrante paisagem, admirar o nascer do sol e contemplar a lua com todo o seus esplendor.

A casa de Samaiões é um verdadeiro “paraíso terrestre” para todos que a visitam. Tem ao dispor 20 quartos, todos bem equipados com mini bar, TV satélite, casa de banho completa, ar condicionado com aquecimento e nalguns deles um pequeno terraço com acesso direto para a piscina.

De entre múltiplas facilidades existentes, destacam-se o Salão de Banquetes, com capacidade para 300 pessoas.

O Restaurante, para 100 pessoas, onde se aposta na Cozinha Tradicional e se garante a presença na lista de quatro pratos que funcionarão como marca do Restaurante.

Ar Condicionado com Aquecimento em todas as zonas públicas, piscinas para Adultos e Crianças; Sauna e Mini Spa; Campos de Futebol relvado e de Ténis; Circuito de Manutenção Passeios Pedestres.